Páginas

terça-feira, 16 de novembro de 2010

ISOLAMENTO HIGH TECH


Como disse anteriormente, fiquei alguns dias sem acesso à internet aqui em minha casa. Foi tenso. A todo momento lembrava de alguma coisa que gostaria de fazer na Wolrd Wide Web. Pude perceber enfim que a minha relação com essa ferramenta tão revolucionária não é assim tão boa.

Durante esse tempo sem acesso eu me peguei em diversos momentos parado olhando pro nada, como se estivesse desligado do mundo. Me assustei com isso. Passei a me questionar quando foi a última vez que saí durante o dia para dar uma volta em algum parque aqui da região. A Lagoa do Nado por exemplo, que antigamente eu ia muito. Quando foi a última vez que eu realmente separei um tempo pra organizar as minhas coisas, planejar novos rumos, novas atividades...

Percebi que na realidade virei um refém da tecnologia. E que muitos ao meu redor também! A tecnologia, certa vez foi definida por Bill Gates como o instrumento que serviria para aproximar as pessoas, e já foi definida assim por muitos, mas tenho minhas dúvidas se a tecnologia não tem sido um instrumento que afasta cada vez mais as pessoas.

Claro, com a tecnologia e principalmente a internet, a comunicação e a divulgação de idéias ficou muito mais fácil. Mas será que aproximou as pessoas? Já reparou que na rua, ou no ônibus, na fila, em qualquer lugar, é cada um com seu MP3-4...20, ou com seu i-phone de última geração, ou com seu netbook, e que ninguém é capaz nem de olhar no olho de outra pessoa?

Estava reparando como o nosso mundo está todo passando para a esfera virtual. Não que estejamos trocando 100% da nossa vida pelo virtual, o que quero dizer é que a maioria das sensações e atividades podem ser simuladas.

Se quiser se distrair cudando de animais, ou estiver precisando de um clima mais rural, vá jogar a fazendinha do orkut. E não to brincando não! Para muitas pessoas aquela fazendinha é a válvula de escape! A paz e a tranquilidade que eu consigo indo pra cidade de Sem-Peixe pra curtir uma rocinha e ficar tranquilo, muitas pessoas conseguem com a fazendinha do orkut! Exagero? Pra essas pessoas não. Olha a importância da fazendinha na vida dessa senhora:



A impressão que tenho é que a vida que a gente leva, principalmente nos grandes centros urbanos, é tão corrida e tão carente de prazeres realmente relevantes que qualquer oportunidade de prazer e bem-estar, por mais efêmero que possa ser, é perseguido com muita intensidade.

Seja a Colheita Feliz, World of Warcraft, MSN, Orkut, FAcebook, Twitter ou outra rede social e qualquer forma de interação ou de simulação de uma atividade qualquer, a internet ocupa espaços na vida das pessoas que para quem está envolvido fica difícil perceber a dimensão dessa coisa toda.

Não podemos ignorar a importância e o ganho que a tecnologia trouxe para as nossas vidas. É evidente que o avanço tecnológico é muito positivo. Através desse avanço observamos as principais mudanças na vida humana, e que possibilitam maior qualidade de vida. A tecnologia por si só é ótima! Ruim é a relação que muitos de nós estabelecemos com ela.

Nesse tempo que fiquei desconectado, percebi quanto tempo eu gasto na internet, vídeo-game, um pouco na TV, entre outras coisas. Não que seja ruim. Mas percebi que a maioria do tempo que passo preso ao entretenimento tecnológico é gasto em sua maioria com coisas improdutivas e que na maioria das vezes me isola do mundo ao meu redor. É um tempo que fico alienado a tudo que acontece ao meu redor.

Enfim, voltei a estar conectado. E depois desse tempo todo, depois dessa reflexão e de perceber que realmente sou refém da tecnologia, estou eu aqui novamente! Infelizmente... NÃO CONSEGUI ME LIBERTAR!





Nenhum comentário:

Postar um comentário