Páginas

sábado, 30 de outubro de 2010

Debates... Lamentável esse espetáculo de horrores...

Ontem aconteceu na globo o último debate entre os presidenciáveis! Que bosta! Não tenho outra expressão que defina melhor, me desculpe!

Não sei pra que promover debates como os que temos atualmente. Debates improdutivos e manjados. Perguntas cretinas com respostas vagas.

O teatrinho armado pela globo foi lastimável. Aquelas perguntas feitas pelos cidadãos presentes foi uma tentativa deprimente de criar a impressão de um debate popular. Estava na cara que aquelas perguntas não foram formuladas por aquelas pessoas.

Esses debates parecem um jogo de cartas marcadas onde é proibido fazer perguntas que possam constranger algum dos candidatos. Coisa irritante essa de ficar com as mesmas perguntas insossas de todo debate.

Queria ver no debate os candidatos serem confrontados com os seus problemas mais evidentes. Queria ver perguntas que expusessem os candidatos e que contribuíssem de forma verdadeira para a minha reflexão sobre quem é melhor ou pior.

Queria ver o Serra explicando o porque de largar todo cargo político que ocupou até hoje na metade do mandato, mesmo assinando compromisso em cartório de que não faria isso. Ao invés de ver o Serra dizendo que lutou pela democracia e que enfrentou a ditadura, gostaria de ver ele explicar o fato de ter se encontrado com Magalhães Pinto (que era o líder civil do golpe) um dia antes do golpe e ter largado a UNE logo em seguida. Queria ver ele explicar sobre as fraudes nas obras do metrô de São Paulo. Explique o Paulo Preto! entre tantas outras coisas.

Por ter uma carreira política de menos exposição, não tenho tantos casos de curiosidades obscuras sobre a Dilma. E por ter meu voto declarado para ela, acabo sabendo mais dos podres do asversário. Até porque acredito que ele tenha um número bem maior de podres! Mas gostaria de ver a Dilma discutindo temas polêmicos também. Algumas alianças do PT nos últimos tempos, os casos de corrupção na casa civil e etc.

E principalmente, eu gostaria de ver propostas mais ousadas, mais concretas. Tudo que vemos são propostas vagas e mostradas de forma a não comprometer. O medo domina os candidatos.

Da forma que está, o debate é inútil. Assistir ou não ao debate é a mesma coisa. Tanto faz se assisti ou se preferi dormir ou jogar vídeo-game, ou fazer qualquer outra coisa. O debate não consegue me convencer de nada, e sinceramente, duvido que consiga convencer algum eleitor indeciso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário